Itanhangá homenageia o bicentenário da imigração chinesa no Brasil

 

O Itanhangá Golf Club e toda a comunidade de associados chineses homenagearam no último final de semana, dias 7 e 8, o bicentenário da imigração chinesa no Brasil, com a realização da Taça Chinesa.

A competição contou com a participação de mais de 120 jogadores e terminou com a vitória da equipe formada por Fabio Malensek, Taek Moon, Siew Onn e Einar Villanger, que jogou 122 net, contra 122 (desempate) de Gilberto Fonseca, Mauro Bayout, Eduardo Sequeira e Eduardo Vahia; e 123 de Paulo César Câmara, Julio Beitler, Vincenzo Grillo e Shigenari Kadekawa.

A comissão da Taça, liderada por Xiang Cong Yin e Xiao Min Yin, preparou uma grande festa de encerramento, que contou com a presença da Consulesa da China na Cidade do Rio de Janeiro, Chen Xiao Lin; do assessor de assuntos internacionais da Prefeitura, Stélio Amarantes; do presidente do Itanhangá, Alberto Fajerman; e do capitão de Golfe do Clube, Paulo César Câmara. O jogador Eduardo Sequeira foi o grande laureado e levou o principal prêmio em sorteio: passagem aérea Rio / China / Rio.

 

Há 200 anos, os primeiros imigrantes chineses vieram para cá cultivar chá em São Paulo e trabalhar na implantação de uma ferrovia no Rio de Janeiro, capital do país na época. Por volta de 1810, Portugal organizava, em sua colônia de Macau, no território chinês, a imigração de chineses, que desembarcavam no Brasil e eram encaminhados para o bairro do Flamengo, no Rio.

A vinda de chineses para diferentes atividades agrícolas, comerciais, industriais e de serviços se acentuou depois da 2ª Guerra Mundial. Hoje, vivem no Brasil mais de 120 mil chineses.

Dentre as contribuições chinesas ao cotidiano brasileiro, podem-se destacar a culinária típica, a acupuntura e a Medicina Tradicional Chinesa, as artes marciais, o horóscopo chinês e os fogos de artifício.

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s